Evento celebra os 100 anos do clássico O Encouraçado Potemkin, os 80 anos do dia da vitória e os 50 anos de carreira do diretor Karen Shakhnazarov.
Entre os destaques da programação estão filmes selecionados que comemoram os 80 anos da Vitória sobre o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial. Além disso, um curta e quatro longas do cineasta Karen Shakhanazarov, em celebração ao cinquentenário de carreira.
A abertura da Mostra terá sessão dupla dedicada a Karen Shakhnazarov. Serão apresentados o curta metragem Devaneio de Primavera (1975), o primeiro filme do diretor. Além disso, o longa Dia de Lua Cheia. Numa sucessão de eventos e memórias que se conectam, o filme é permeado de enigmas e surrealismo.
– Continua Depois da Publicidade –
O Caminho para Saturno
Na seleção que homenageia Shakhnazarov estão também O Mensageiro, preferido do diretor; O Assassino do Czar, protagonizado por Malcolm McDowell e No Submundo de Moscou, apresentado numa sessão dublada no CCSP e outra legendada, na Cinemateca Brasileira.
O Dia da Vitória será relembrado no evento por intermédio do épico Libertação, de Yuri Ozerov, restaurado pelo Estúdio Mosfilm, série considerada referência entre filmes de guerra. Ozerov a concebeu entre 1967 e 1971, retratando vários eventos. São eles: a batalha de Kursk, a travessia do Dnieper, a libertação de Kiev, a conferência de Teerã. Além destes, as batalhas por Berlim e a retomada do Reichstag, a rendição da Alemanha Nazista e a conferência dos chefes da coalizão anti-Hitler em Yalta.
– Continua Depois da Publicidade –
Ainda dentro do tema bélico, compõem a programação os filmes O Caminho Para Saturno e O fim de Saturno, de 1967. Eles tratam da infiltração de um oficial da inteligência soviética na escola de espionagem nazista Saturno. Villen Azarov é o diretor.
Obra prima de Serguei Eisenstein também no programa
Completam a programação o clássico O Encouraçado Potemkin (1925), que chega aos 100 anos em 2025 e terá sessão especial na tela externa da Cinemateca Brasileira; A Queda da Dinastia Romanov (1927), da pioneira dos documentários de compilação, Esfir Shub; Geração de Vencedores (1936), de Vera Stroeva, sobre o período histórico entre 1896 e 1905, que culminou no chamado Domingo Sangrento; Michurin (1948), de Aleksandr Dovzhenko, e a ficção científica O Segredo da Noite Eterna (1955), de Dmitry Vassilev.
Informações sobre a 11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo
Local: Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 133, Vila Clementino
Datas: de 12 a 16 de novembro
Local: Centro Cultural São Paulo, r. Vergueiro, 1000, Liberdade
Datas: de 19 a 23 de novembro