Os desfiles levam protagonismo LGBTI+, enfrentamento à violência contra a mulher e ações de redução de danos para o coração da cidade.
O bairro de Santa Cecília volta a ser cenário de um Carnaval que combina festa, diversidade e responsabilidade social. O Bloco do Ezatamentchy e o Bloco Somos Todos Carmen desfilam este ano com uma programação dedicada à valorização da cultura LGBTQIA+. Além disso, tratam do enfrentamento da violência contra a mulher e da promoção de informação e cuidado durante a folia.
Hoje o Somos Todos Carmen ocupa as ruas de Santa Cecília, em frente ao Cabaret da Cecília, espaço emblemático do circuito cultural do bairro. A inspiração é a figura de Carmen Miranda e o eixo central do bloco é o enfrentamento à violência contra a mulher. Ele reúne milhares de foliões num desfile marcado pela diversidade e pelo engajamento social. Graziela Medori, Elisa Dias, Jaina Elne, MC Marie, Renata Peron e Lana Miranda, e a banda As Carminhas são as atrações que já confirmaram presença.
– Continua Depois da Publicidade –
Visibilidade e protagonismo a artistas travestis e transexuais
Referência no Carnaval de rua por dar visibilidade e protagonismo a artistas travestis e transexuais, o Bloco do Exatamentchy desfila amanhã. A concentração também será em frente ao mesmo Cabaret em Santa Cecília. O repertório do desfile contará com o protagonismo trans, incluindo: Katy da Voz e as Abusadas, Bixarte, Valéria Barcellos, Divana Montez, Diva Menner, Heitoraaaaaaaa, Felippa, Dogge e Lafetah.
Além de tudo isso, os dois blocos promoverão ações de educação e conscientização sobre redução de danos durante os desfiles. Profissionais especializados estarão presentes numa tenda temática oferecendo informações, materiais educativos e orientações para escolhas mais conscientes durante o Carnaval. Haverá a distribuição gratuita de leques informativos, que além de aliviar o calor, trazem conteúdos sobre efeitos da combinação de substâncias entorpecentes legalizadas e não legalizadas.
– Continua Depois da Publicidade –
Informações Somos Todos Carmen e Bloco do Ezatamentchy
Local: Concentração em frente ao Cabaret Cecília, r. Fortunato, 35, Santa Cecília
Somos Todos Carmen
Data e Horário: 16 de fevereiro, a partir de 12h
Bloco do Ezatamentchy
Data e Horário: 17 de fevereiro, a partir de 12h