LIVROS

Livros centenários podem ser lidos gratuitamente no BiblioSP Digital

Literatura de primeira linha liberada para leitura na BiblioSP Digital

Livros centenários podem ser lidos gratuitamente no BiblioSP Digital

Grandes nomes da literatura global, como "O Grande Gatsby" e "Mrs. Dalloway", estão na plataforma gratuita de livros digitais da…

Grandes nomes da literatura global, como “O Grande Gatsby” e “Mrs. Dalloway“, estão na plataforma gratuita de livros digitais da Prefeitura, com recursos de acessibilidade.

A plataforma de livros eletrônicos da Prefeitura Municipal de São Paulo, BiblioSP Digital disponibiliza livros que completam centenários em 2025. São 17 mi títulos estrangeiros e nacionais no acervo. Entre materiais e nomes contemporâneos, os leitores encontram autores como F. Scott Fitzgerald, Franz Kafka, Fernando Pessoa, Machado de Assis, William Shakespeare, Oswald de Andrade e Camões.

“Se em um ano, tanto nós quanto o mundo ficamos suscetíveis a mudanças e transformações, imagina um século inteiro?! É muito interessante que a BiblioSP Digital forneça esse tipo de material e acesso às pessoas. Não só por serem grandes clássicos da literatura, mas também para estudo, curiosidade e conhecimento do que o nosso país era como sociedade”, disse Totó Parente, secretário de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo

Os Centenários de 2026 também estão na BiblioSP Digital


Com cerca de 40 dias para a passagem de bastão de 2025 para 2026, os novos centenários do pedaço também estão com espaço na BiblioSP Digital. Entre os títulos disponíveis gratuitamente, incluem a leitura online de “O Presidente Negro“, de Monteiro Lobato, “O Assassinato de Roger Ackroyd“, de Agatha Christie, “O futuro de uma ilusão” e outros textos de Sigmund Freud, e “O Sol Também se Levanta“, outro do escritor norte-americano Ernest Hemingway.

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro – além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente – e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura.

Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos – por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” – e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura – o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa.

Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

O SP Art está cadastrado na Amazon e nossos links de compra são seguros e com descontos

Cristovam Freitas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Livros

A Turma do Pererê – 365 dias na Mata do Fundão

Território da luz

O Retrato de Dorian Gray

Nelson Cavaquinho & Cartola & Carlos Cachaça: caminho da existência

Atos Humanos

Histórias para despertar matemáticos(as) adormecidos(as)

Mais livros

A Turma do Pererê – 365 dias na Mata do Fundão

Território da luz

O Retrato de Dorian Gray

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nelson Cavaquinho & Cartola & Carlos Cachaça: caminho da existência

Atos Humanos

Histórias para despertar matemáticos(as) adormecidos(as)

No Site SP Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.