Lançamento do catálogo da mostra Vicentes – Monteiro: entre Recife e Paris (1899-1970), e conversa com Paulo Bruscky e a historiadora Gênese Andrade.
A curadoria de Paulo Bruscky, referencial da arte brasileira do séc. XX, conduz a exposição pelo olhar atento e provocador de um artista sobre o outro. Pesquisador apaixonado de Vicente do Rego Monteiro, ele expõe as publicações, fotos, documentos, cartas e outros materiais do arquivo de Bruscky sobre Vicente. Esse material demonstra a multiplicidade do grande artista, inspirador da criação do título da mostra.
– Continua Depois da Publicidade –
Além das obras e alguns documentos, o catálogo traz textos de dois autores destacados no estudo da modernidade brasileira. As questões sobre a relação de Vicente com o movimento antropofágico e as aspirações modernistas do início do séc. XX são tema do texto de Jorge Schwartz, publicado em 2024, organizado por Gênese Andrade. Ela, por sua vez, explora a característica multifacetada de Vicente do Rego Monteiro a partir da análise de retratos e obras da exposição.
Informações Mostra Vicentes – Monteiro: entre Recife e Paris (1889-1970)
Local: Danielian São Paulo – Jardim Paulista
Data: 5 de Julho – 12:00 h