Artista Rafael RG parte da física quântica para refletir sobre os desejos e relações humanas, revelando como a ciência também habita os afetos.
O Teatro do Sesc Campinas recebe a palestra performática Matéria Escura, do artista Rafael RG. A apresentação integra a exposição 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus, realizada pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo e pelo Sesc Campinas. Com duração de até uma hora e meia, a apresentação de Rafael RG dá continuidade às pesquisas do artista, nas quais ciência, sexualidade e ancestralidade se misturam, tensionando os limites entre a realidade e a ficção.
– Continua Depois da Publicidade –
Luz, texto, som e coreografia
Matéria Escura é uma palestra performática em que luz, texto, som e coreografia se entrelaçam para explorar conexões entre histórias afetivas e conhecimentos científicos. A proposta surgiu a partir de uma visita do artista ao Grande Colisor de Hádrons. Nesse sentido, sugere uma travessia sensível pelos encontros entre a física de partículas e experiências íntimas, transformando a ciência em território também poético.
Além disso, haverá a participação de KrlhBrunna, bailarina e ativista de Campinas, cuja atuação se destaca nos movimentos do funk e nas expressões da cultura periférica. “O título ‘Matéria Escura’ faz referência à forma invisível de matéria que compõe grande parte do universo, mas que não pode ser detectada diretamente. Ela só é percebida por seus efeitos gravitacionais, por aquilo que desloca, atrai e altera. A performance parte dessa ideia para pensar as forças invisíveis que movem os corpos, sejam elas científicas emocionais ou afetivas”, explica Rafael RG
Informações sobre Matéria Escura
Local: Teatro do Sesc Campinas – Rua Dom José I
Data: 4 de Julho – 20:00 h
Entrada Franca