A composição nasceu como uma trilha sonora feita por Sergei Prokofiev para o filme de Sergei Eisenstein, de 1938.
O longa metragem de Eisenstein narra um acontecimento histórico: a incursão da Liga dos Cavaleiros Teutônicos para conquistar a Rússia. O episódio histórico ocorreu no séc. XIII e ficou conhecido como a Batalha do Lago Peipus ou Batalha no gelo. Além disso, haverá execução de obras musicais de John Williams, que abrilhantaram Star Wars (Suíte) e Jaws (o tema de Tubarão).
O Theatro Municipal de São Paulo convidou Carla Camurati para direção e concepção do espetáculo. Ela atua como cineasta, roteirista, produtora cultural e atriz. Este ano, está no processo de lançamento da cópia remasterizada em 4K de Carlota Joaquina, Princesa do Brasil. Também dirigiu o filme-ópera La Serva Padrona, de Pergolesi. Além disso, foi a presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de 2007 a 2014.
A apresentação utiliza a união de duas forças artísticas poderosas: o cinema e a música sinfônica, num diálogo vivo. Nesse sentido, a obra entrelaça imagem e som de forma orgânica, numa experiência imersiva com muitas telas. A execução ao vivo, com o coro e a orquestra, potencializam a experiência multissensorial.
A Cantata Alexander Nevsky, de Prokofiev, é considerada uma obra-prima da música clássica russa. O trio Eisenstein, Prokofiev e Lugovskoy voltaria a trabalhar na empreitada cinematográfica “Ivan, o Terrível, parte 1 de 1944 e parte 2, de 1946.
Ficha Técnica Coro Lírico Municipal e Orquestra Sinfônica Municipal
Regência: Roberto Minczuk
Regência do Coro: Hernán Sáncheez Arteaga
Direção: Carla Camurati
Cenografia e Direção de Arte: Grigo Cardia
Mezzo-Soprano: Sarah Migliori
Informações sobre Concerto Alexander Nevsky
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Data: 22 e 23 de Agosto • Sexta – 20:00 h • Sábado – 17:00 h
Ingressos: Bilheteria do Theatro
Classificação Indicativa: Livre