Grandes nomes da literatura global, como “O Grande Gatsby” e “Mrs. Dalloway“, estão na plataforma gratuita de livros digitais da Prefeitura, com recursos de acessibilidade.
A plataforma de livros eletrônicos da Prefeitura Municipal de São Paulo, BiblioSP Digital disponibiliza livros que completam centenários em 2025. São 17 mi títulos estrangeiros e nacionais no acervo. Entre materiais e nomes contemporâneos, os leitores encontram autores como F. Scott Fitzgerald, Franz Kafka, Fernando Pessoa, Machado de Assis, William Shakespeare, Oswald de Andrade e Camões.
“Se em um ano, tanto nós quanto o mundo ficamos suscetíveis a mudanças e transformações, imagina um século inteiro?! É muito interessante que a BiblioSP Digital forneça esse tipo de material e acesso às pessoas. Não só por serem grandes clássicos da literatura, mas também para estudo, curiosidade e conhecimento do que o nosso país era como sociedade”, disse Totó Parente, secretário de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo
– Continua Depois da Publicidade –
Os Centenários de 2026 também estão na BiblioSP Digital
Com cerca de 40 dias para a passagem de bastão de 2025 para 2026, os novos centenários do pedaço também estão com espaço na BiblioSP Digital. Entre os títulos disponíveis gratuitamente, incluem a leitura online de “O Presidente Negro“, de Monteiro Lobato, “O Assassinato de Roger Ackroyd“, de Agatha Christie, “O futuro de uma ilusão” e outros textos de Sigmund Freud, e “O Sol Também se Levanta“, outro do escritor norte-americano Ernest Hemingway.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro – além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente – e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura.
Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos – por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” – e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura – o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
– Continua Depois da Publicidade –
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa.
Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.