Peça ícone do teatro do absurdo e encenada pouquíssimas vezes no Brasil, O Arquiteto e o Imperador da Assíria retorna com roupagem contemporânea e encenação ousada.
O grupo Egrégora estreia em julho a peça “O Arquiteto e o Imperador da Assíria”, livremente inspirada na obra do dramaturgo e cineasta espanhol Fernando Arrabal. A primeira montagem no Brasil aconteceu em 1970, estrelada por Eric Lenate e Hélio Cícero.
O jogo cênico é provocador e insano. Envolve poder, identidade e dominação dos dois personagens. Eles se enfrentam e se confundem numa ilha isolada, desafiando as fronteiras entre civilização e barbárie, controle e loucura. Isso tudo sem perder o humor ácido e a linguagem surrealista, característicos do movimento “Teatro do Absurdo”.
Atualização para a contemporaneidade
Nesta versão, o espetáculo se atualiza e ressoa com os dilemas contemporâneos: a hiperconectividade, a ansiedade de seguir trends passageiras e o esgotamento de viver sob o olhar permanente do outro. A encenação propõe uma crítica feroz aos excessos do presente, onde tudo é exposto, vigiado, performado e onde a identidade oscila entre o ser e o parecer.
Ficha Técnica O Arquiteto e o Imperador da Assíria
Texto: Fernando Arrabal
Idealização: Grupo Egregora
Direção: Lilian Luchesi
Elenco: Diogo Guermandi e Samuel Mota
Assistência de Direção: Ariel Miceli
Produção Geral: Caio Gama
Iluminação: Ivan Fagundes
Sonorização: Suelen Monteiro
Figurino: Fernando Fecchio e Lilian Luchesi
Concepção Cenográfica: Diogo Guermandi
Cenotécnico: Gabriel Gombossy
Informações O Arquiteto e o Imperador da Assíria
Local: Teatro do Curso Ator – Praça Franklin Roosevelt
Data: 1º a 18 de Julho • Terças, Quartas e Sextas – 20:00 h • Domingo – 18:00 h
Classificação: 16 anos
Ingressos: Retire Aqui