Muitos eventos para toda a família aproveitar estão programados para acontecer no Sesc Pinheiros: teatro, oficinas, vivências etc.
A criançada tem diversão garantida no Sesc Pinheiros neste mês. A programação inclui vivências, oficinas e apresentações de artes cênicas divertidas. Toda a família participará, em diversos espaços da unidade, com propostas que estimulam o prazer do brincar coletivo. Entre as vivências estão o “Musicalizando“, com Cássia Silva e “Contextos“, com o Coletivo Brincando na Kebrada. Durante a semana, no Espaço de Brincar, acontece a atividade “Arte-experiência para crianças“, com o grupo Sentir Infância.
– Continua Depois da Publicidade –
Dança, exposição e teatro diversificam a programação
A Cia de Dança Sem Fronteiras apresenta Frestas Poéticas, nela, os bailarinos jogam com o tempo subjetivo e o tempo das movimentações. Em Contos da Colmeia e Só Existe uma Jornada, o grupo Contos da Colmeia apresenta quatro histórias curtas, dentro de pequenas caixas, para serem assistidas de pertinho. Os temas são atuais e tratam da importância do amor, o cuidado com o planeta e a relação com o outro. Tudo isso na linguagem do Teatro Lambe-Lambe.
Além disso, o Xirê de Quintal propõe, com o Ocupa Xirê, brincadeiras livres no Espaço de brincar. Ele será ambientado com elementos de valorização da memória e da identidade afro-diaspórica. Ligada à exposição PLAY-FITE, Bienal Têxtil de Clemront-Ferrand, em cartaz até o final de janeiro no Sesc Pinheiros, acontece a oficina “Brincadeiras Têxteis“, com Erika Kogui e Marcela Pupatto. Nela, as famílias experimentarão diferentes materiais na confecção de brincadeiras têxteis, como 3 marias, jogo da velha, dedoches e jogo de elástico.
– Continua Depois da Publicidade –
Peça baseada em conto de Anton Tcheckhov
Em dezembro chega ao fim a temporada de O Sapateiro Ruço, inspirada no conto “O Sapateiro e a Força Maligna“, de Anton Tcheckhov. A peça é uma parceria entre Carlos Escher e Cássio Brasil. Ela aborda temáticas importantes e contemporâneas, como a desigualdade social, as diferenças entre classes, os privilégios e o mundo do trabalho.
Confira a programação completa:
Musicalizando – Aprender Brincando
Local: Sala de múltiplo uso (3º andar)
Datas e horários: de 4 a 12 de dezembro, quintas e sextas, 11h e 13h30
Atividade: aprendizado lúdico de música. Jogos rítmicos, contação de histórias, cantigas populares e prática em conjunto com instrumentos. Oficina voltada a crianças acompanhadas de até seis anos, acompanhadas de um adulto.
Contextos afrobrincantes
Local: Espaço de Brincar
Datas e horários: 6 e 7 de dezembro, sábado e domingo, 10h
Atividade: Brincadeiras da cultura africana e afrobrasileira pensadas para elucidar estas culturas. Assim, difunde o conhecimento da história e da memória da população negra. Além disso, constrói outras narrativas por meio dos Brincares.
Peça O Sapateiro Ruço
Local: Auditório (3º andar)
Datas e horários: até 21 de dezembro, domingos, 15h e 17h
Sinopse: Antônio, um pobre sapateiro, tem de terminar às pressas, na véspera de Natal, as botas encomendadas por um cliente misterioso. Ele acaba adormecendo de cansaço e sonha com a oportunidade de ter uma vida rica e abundante. Para isso, terá de enfrentar as condições propostas por uma criatura mágica e assustadora, que o fazem questionar a existência de pobres e ricos.
Frestas poéticas
Local: Praça
Data e horário: 6 de dezembro, 16h
Sinopse: Fernanda Amaral é a coreógrafa. O corpo de baile é formado por: Fernanda Amaral, Lucinéia Felipe, Gabriel Domingues, Ícaro Rodrigues e Cintia Domingues. O espetáculo começa divertidamente com os bailarinos carregando um boneco. Ele é formado por diversas partes soltas, presas a uma cadeira de rodas. As cenas vão envolvendo a todos e termina num jogo de improviso com todos do público. Os bailarinos jogam com o tempo subjetivo e o tempo das movimentações.
Arte-experiência para crianças
Local: Espaço de Brincar
Datas e horários: 9 e 19 de dezembro, terça e sexta, 15h
Atividade: Elaboração de propostas artísticas por meio da exploração de diferentes materialidades e suportes. Os elementos da natureza são utilizados como fio condutor em relação com as tintas, riscadores como carvão, argilas e giz pastel. Além de utilizar diferentes suportes, sucatas e objetos não-estruturados na produção das técnicas mistas.
Ocupa Xirê, com Xirê de Quintal
Local: Espaço de Brincar
Datas e horários: de 13 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, sábados e domingos, 11h
Atividade: Brincadeiras livres mediadas por educadores do Xirê de Quintal. Durante essa atividade, o Espaço de Brincar será ambientado com o acervo composto por elementos que valorizam a memória e a identidade afro-diaspórica.
Contos da Colmeia e Só Existe uma Jornada
Local: Praça
Datas e horários: 20 e 21 de dezembro, 14h e 17h
Sinopse: Dentro de pequenas caixas, quatro histórias curtas apresentadas para serem assistidas de pertinho. O espetáculo trata de temas da atualidade, como a importância do amor, o cuidado com o planeta e a relação com o outro.
Brincadeiras Têxteis
Local: Sala de Oficinas 1 (2º andar)
Data e horário: 14 de dezembro, 14h às 16h
Atividade: Confecção de brincadeiras têxteis experimentadas por toda a família, com diferentes materiais.
Malabarismo Possível
Local: Praça
Datas e horários: de 26 a 28 de dezembro, sexta às 16h, sábado e domingo às 14h
Atividade: Arte, movimento e experimentação, a partir do malabarismo realizado em aparelhos originais que se transformam em uma instalação lúdica e sensorial. Sem exigir habilidades prévias, a atividade possibilita um mergulho coletivo em jogos cooperativos baseados nos princípios do malabarismo como ritmo, atenção, escuta, presença e repetição.
Informações sobre as atividades do Sesc Pinheiros
Local: Sesc Pinheiros, r. Paes Leme, 195, Pinheiros
Horário de funcionamento: terça a sexta, de 10h às 22h, sábados, de 10h às 21h e domingos e feriados, de 10h às 18h30