A pesquisa, iniciada com a busca de raízes técnicas em Segóvia, na Espanha e com a contemplação da excelência artesanal na mítica ilha de Murano.
A artista plástica Mary Carmen Matias apresenta no Instituto Cervantes a mostra individual Sopro de Luz. São cerca de 35 esculturas produzidas recentemente e o projeto inaugura um novo capítulo de experimentação em sua trajetória. O vidro, o metal e a pedra em simbiose e eles resultam numa coreografia mineral na qual a rigidez se curva à transparência. Para ela, esse diálogo entre materiais opostos reflete uma percepção humanista sobre o mundo atual.
“A observação da natureza nos ajuda a entender que o mundo é mais rico por ser heterogêneo. O encontro do vidro com o metal me mostrou que o essencial não é um apreisionar o outro, mas oferecer o apoio, o abraço e o aceitar“, reflete a artista. A curadora Denise Mattar define: “Onde haveria dureza, ela propõe movimento, onde haveria silêncio, ela escuta a vibração íntima das formas“. Mais do que desafiar a natureza bruta da matéria, a escultora extrai dos elementos a capacidade de ceder e coexistir, consolidando uma nova proposta estética e sociológica.
– Continua Depois da Publicidade –
Inspiração no Cotidiano
O processo criativo da artista também revela momentos de absoluta intuição lúdica. Algumas das esculturas tiveram suas formas iniciais inspiradas em objetos comuns, como as bexigas de festas de seus netos. “O artista capta na hora e transforma em obra de arte objetos que, para os outros, podem não dizer nada” Comenta Mary Carmen. Essa capacidade de enxergar o extraordinário no ordinário resulta em obras que variam de 30 centímetros a 1,5 metro de altura. Para Mattar, essa nova fase reafirma o desejo mais profundo da artista: “fazer da escultura uma morada do sensível, onde luz e sombra se tocam, sem se anular“, conclui a curadora.
Ficha técnica
Artista: Mary Carmen Matias
Curadora: Denise Mattar
Produção, Cenografia e Montagem: Guilherme Isnard
Fotografia: Sérgio Guerini
Vídeo: Storia – Artur Angeli
Design Gráfico: Ana Lucas
Assessoria de Imprensa: Arteplural, M. Fernanda Teixeira e Maurício Barreira
Informações sobre Sopro de luz
Local: Instituto Cultural Cervantes, Av. Paulista, 2439, Bela vista
Datas e Horários: de 09/02 a 27/02, de segunda a sexta-feira, de 10h às 19h
Classificação Indicativa: livre