CULTURA E LAZER

Memória, Corpo e Identidade investigados na segunda temporada de Artérias

Local:

Sesc TV

Data:

01/01/2026

a

15/01/2026

Inclusão, diversidade, memória e identidade na série documental do Sesc TV

Dirigida por Helena Bagnoli, a produção reúne 26 minidocumentários dedicados a artistas visuais de diferentes gerações e regiões do Brasil.

A segunda temporada de Artérias se despede em janeiro de 2026 com três episódios inéditos. Eles reafirmam o compromisso da série em mapear práticas artísticas contemporâneas engajadas no debate sobre questões de identidade, território, memória e resistência. Focada no protagonismo de afro-brasileiros, indígenas e população LGBTQIAPN+, as obras tensionam limites entre linguagem, política e experiência pessoal. Os episódios vão ao ar no SescTV, com reapresentações ao longo da semana. Além disso, serão disponibilizadas sob demanda no Sesc Digital.

A programação do ano será aberta com um episódio dedicado a Vulcânica Pokaropa. Ele apresenta a trajetória da artista visual travesti, fotógrafa e mestre em Teatro. A produção dela abarca pintura, escultura, fotografia, vídeo, performance e circo. Integrante da Companhia Fim do Mundo, formada exclusivamente por pessoas trans, Vulcânica constrói uma obra marcada pela criação de redes, imaginários e narrativas historicamente interditadas.

A artista investiga temas como religiosidade, memória, infância trans e transformação do corpo, em dialogo constante entre artes visuais e cênicas. Além disso, desenvolve pesquisas acadêmicas sobre a presença de pessoas trans e travestis na história do circo brasileiro. O trabalho dela ocupa museus, ruas e instituições. Isto afirma a arte como espaço de existência, registro e reparação.

Arte indígena e afro-brasileira

Dando continuidade, a série apresenta Xadalu Tupã Jekupé, artista visual indígena Guarani. A obra dele articula tempo, território, cosmologia e memória. Xadalu desenvolveu uma linguagem própria, que transita entre a rua e as instituições, devido à arte urbana e à sticker art, referencias iniciais de seu trabalho. Ele está sempre comprometido com a construção de narrativas indígenas. A obra dele investiga pertencimento, ancestralidade e os impactos da cidade sobre os povos originários. Além disso, propõe reflexões sobre educação, visibilidade e permanência indígena nos espaços urbanos. Ao ocupar museus e galerias, o artista amplia o alcance de sua produção sem abandonar o diálogo com a comunidade e com a rua.

Por fim, o episódio dedicado a Lázaro Roberto mergulha na trajetória do artista visual e fotógrafo baiano. Ele é o criador do Zumbi – Arquivo Afro Fotográfico, um dos mais importantes acervos de imagens produzidas por fotógrafos negros no Brasil. Lázaro construiu, desde os anos 1970, um trabalho de documentação e registra festas populares, manifestações culturais, movimentos sociais. Além disso, documenta blocos afros, quilombos e o cotidiano da população negra em Salvador. Fundado nos anos 1980, o Zumvi se consolidou como instrumento de preservação da memória, afirmação identitária e transformação social. Isto porque reúne hoje milhares de fotografias com narrativas da história recente do país, da perspectiva do negro.

Informações Artérias – 2ª temporada – série documental

Local: Sesc TV
Datas de lançamento
Vulcânica Pokaropa – 01/01/2026
Xadalu Tupã Jekupe – 08/01/2026
Lázaro Roberto: Zumbi Arquivo Fotográfico – 15/01/2026
Assista on line em: clique aqui

Cristovam Freitas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais Cultura

Sesc Guarulhos recebe a intervenção artística Bichos Soltos 

Sopro de Luz de Mary Carmen Matias junta materiais opostos

Sesc TV continua episódios de “Sonora Brasil”

ID Corpos Negros amplia a arte com realidade aumentada

MASP apresenta mostra Minerva Cuevas: ecologia social

NaLata Festival transforma São Paulo em museu a céu aberto

Mais cultura

Sesc Guarulhos recebe a intervenção artística Bichos Soltos 

Sopro de Luz de Mary Carmen Matias junta materiais opostos

Sesc TV continua episódios de “Sonora Brasil”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ID Corpos Negros amplia a arte com realidade aumentada

MASP apresenta mostra Minerva Cuevas: ecologia social

NaLata Festival transforma São Paulo em museu a céu aberto

No Site SP Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.