Mais de 150 crianças e jovens terão acesso gratuito às histórias e obras de grandes artistas brasileiros em exposições realizadas nas estações.
A Motiva promove um programa de visitas guiadas gratuitas, voltado a instituições de ensino da capital paulista. Por conta disso, crianças e jovens de organizações sociais terão a oportunidade de conhecer as exposições do Projeto Centenários na Linha 4-Amarela, promovido por esse instituto. Isso para celebrar o legado de grandes artistas da cultura brasileira.
O roteiro cultural abrange instituições das regiões do Jardim Conceição, Jardim São Luiz, Osasco, Parelheiros e Vila Sônia. Ele será conduzido por Beatriz Antunes, especialista em práticas educativas inclusivas e acessibilidade cultural. Além dela, Mantu Novaes, experiente em projetos de Arte Educação guiará os jovens. As informações detalhadas serão providas pelas duas cicerones.
– Continua Depois da Publicidade –
Relação dos artistas homenageados
Luiz Gonzaga – O Rei do Baião
Na Estação República, as portas das plataformas foram decoradas com fotografias do sertão nordestino, transportando os visitantes para o universo retratado nas letras de Luiz Gonzaga. Um painel horizontal apresenta a linha do tempo de sua vida, com fotos, ilustrações e documentos históricos.
As pilastras revelam curiosidades e histórias pouco conhecidas em Causos de Gonzaga, enquanto a Vitrine de Discos exibe exemplares originais da discografia do cantor. Na área Luiz Gonzaga Xanxando, vídeos icônicos são projetados em telas de LED com fones individuais e QR Codes, e frases marcantes aparecem no painel Palavras que Sussurram Memórias.
Candido Portinari
Na Estação Higienópolis–Mackenzie, o público vai conhecer a trajetória de Candido Portinari por meio de conteúdos digitais, adesivos em paredes, túneis, composições de trens com imagens de suas obras e um painel que apresenta sua linha do tempo, aproximando a arte do cotidiano dos passageiros.
Clarice Lispector
Na Estação Luz, Clarice Lispector é homenageada com paredes, catracas, pilastras e um vagão adesivados com frases, manuscritos e imagens de sua obra. Um painel biográfico apresenta fotos, trechos marcantes e curiosidades da autora.
A escadaria da estação recebeu lombadas de seus livros, criando uma experiência literária interativa. Um painel de fitinhas permite que visitantes levem frases como lembrança, e um espaço cenográfico com poltrona, folhas suspensas e máquina de escrever reproduz o ambiente de criação literária. A curadoria visual é assinada por Mariana Valente, neta da autora.
Tomie Ohtake
Na Estação Faria Lima, a exposição celebra Tomie Ohtake, artista plástica e imigrante, reconhecida como referência do abstracionismo informal. Totens com marcos de sua trajetória, conteúdos digitais em painéis eletrônicos e adesivos nas portas dos trens destacam sua produção artística.
Heitor Villa-Lobos
Na Estação Pinheiros, a vida e obra de Heitor Villa-Lobos são apresentadas por meio de partituras, fotografias e textos biográficos. Escadas adesivadas com teclas de piano, vitrines com instrumentos utilizados pelo compositor e painéis digitais proporcionam uma imersão completa. Um painel interativo permite que visitantes conheçam os principais instrumentos do maestro, selecionados pelo maestro Gl Jardim.
“Com o Projeto Centenários, buscamos ir além de oferecer experiências culturais aos clientes que circulam diariamente pelas estações. Nosso propósito é também levar esse conteúdo a escolas e organizações sociais, ampliando o acesso de crianças e jovens à arte e à literatura brasileiras. Acreditamos que a cultura tem o poder de educar, incluir e transformar, e por isso queremos que a Linha 4-Amarela seja reconhecida como uma linha cultural, acessível e viva, aberta a todos”, afirma Renata Ruggiero, presidente do Instituto Motiva