No mês de Carnaval, a agenda reúne atividades que estimulam reflexões sobre o feriado e sua relação com a comunidade, exposições, oficinas de criação e encontro literário.
O Museu da Diversidade Sexual dedica sua programação de fevereiro à valorização de produções artísticas da comunidade. Além disso, celebra a diversidade em múltiplas linguagens, gerações e culturas. A programação do mês reúne uma série de atividades abertas ao público, como a exposição Pajubá: A Hora e a Vez do Close. Entre os destaques estão a nova exposição Todos os Rios, o rolezinho LGBTQIA+ especial de Carnaval. O Clube do Livro E Se Eu Fosse Pura? de Amara Moira. Há também oficina educativa, letramento sobre diversidade para psicólogos e a agenda de Carnaval do MDS
– Continua Depois da Publicidade –
Confira a programação completa
Exposição Todos os Rios: Identidades LGBTQIA+ no acervo da Pinacoteca de São Paulo
A nova exposição do Museu da Diversidade social e da Pinacoteca de São Paulo propõe um novo olhar sobre a história da arte brasileira, a partir de vivências e narrativas LGBTQIA+. A mostra apresenta um recorte do acervo da Pinacoteca sob a perspectiva de artistas da comunidade. isto evidencia a presença histórica dessas identidades na produção artística nacional. Organizada em quatro núcleos, a curadoria articula imaginação artística, uso do corpo como linguagem. Mas também história social e as lutas das pessoas LGBTQIA+ no Brasil. A inspiração é a obra Todos os Rios, de Leonilson, e simboliza a confluência de tempos, poéticas e experiências.
Clube do Livro MDS + Texto Junkies – E Se Eu Fosse Pura? de Amara Moira
A obra central do Clube do Livro MDS é E Se Eu Fosse Pura?, uma publicação que articula literatura, experiência de vida e crítica social. tudo isso por meio de narrativas autobiográficas que atravessam prostituição, desejo, violência, autonomia e linguagem. O projeto é realizado em parceria como Texto Junkies. Eles são um clube de leitura online dedicado à mediação de obras com autoria ou temática trans.
– Continua Depois da Publicidade –
Oficina Educativa: Encadernação da Lacração
Nesta oficina, o público é convidado a montar um caderno babadeiro, feito do zero. É prática e perfeita para pôr a mão na massa e soltar a criatividade.
Rolezinho LGBTQIA+: Especial Carnaval – Minhoqueens
Esta atividade integrará a programação cultural do MDS e se insere no contexto das celebrações carnavalescas da cidade de São Paulo. Reconhece o carnaval de rua como importante espaço de expressão cultural, política e de ocupação do espaço público pela comunidade LGBTQIA+. A atividade é realizada com o Minhoqueens, bloco de carnaval da comunidade, que celebra 10 anos de existência este ano. A trajetória é marcada como espaço de resistência, alegria, visibilidade e afirmação de corpos dissidentes no carnaval paulistano.
Letramento sobre Diversidade para Psicólogos
A atividade terá o objetivo de promover educação, reflexão crítica e troca de conhecimentos com profissionais da psicologia, a respeito das especificidades do cuidado em saúde mental voltado à população LGBTQIA+. Com a formação, as pessoas ministrantes buscam contribuir para a qualificação ética das práticas psicológicas. Isto considerando os determinantes sociais de saúde, as desigualdades estruturais, as normativas profissionais. Além disso, os desafios contemporâneos no atendimento dessa população, tanto no contexto do SUS quanto na clínica particular.
– Continua Depois da Publicidade –
Informações Museu da Diversidade Sexual
Local: Museu da Diversidade Sexual, r. do Arouche, 24, República
Datas e Horários: confira no site clique aqui
– Continua Depois da Publicidade –