Flávio Império foi um artista de atuação transdisciplinar, que marcou profundamente a cena cultural do Brasil nas décadas de 1960 e 1970.
A Pinacoteca de São Paulo inaugura a exposição individual Flávio Império: tens a vontade e ela é livre, no 4º andar do edifício Pina Estação. Esta panorâmica reúne quase 300 obras e abrange a produção do artista ao longo de 15 anos, a partir de 1960. Yuri Quevedo, curador do museu e pesquisador da obra do artista plástico, assina a curadoria desta mostra.
Império foi um artista brasileiro em que a atuação marcou profundamente a cena cultural brasileira, durante os anos de chumbo. Sua importância não se dá apenas pela multiplicidade de linguagens que dominava (pintura, arquitetura, cenografia, teatro, design gráfico e ativismo político)
– Continua Depois da Publicidade –
Destaques
A exposição propõe ao público uma imersão em diferentes momentos e manifestações da produção do artista, ressaltando a coerência e a liberdade orientadoras de sua prática tão diversa. Entre os destaques estão o projeto de figurino “fogo”, desenvolvido especialmente para Maria Bethânia, na peça Rosa dos Ventos (1971); estudos para a capa do disco Doces Bárbaros (1976); uma maquete mostra o projeto para o show Pássaro da Manhã, também de Bethânia.
Além disso, pela primeira vez em 60 anos as obras UDN… Respeitosamente o extinto era muito distinto, Generals in General e Marchadeira das famílias bem pensantes, que integraram a antológica exposição Opinião65, no MAM-RJ, poderão ser vistas juntas. O público poderá ver ainda a maquete da peça A falecida (1983), desafio enfrentado por Flávio Império de conceber um cenário para a peça de Nelson Rodrigues que não queria nada sobre o palco.
Informações Exposição Flávio Império
Local: Pinacoteca de São Paulo – Edifício Pina Contemporânea
Data: Até 2 de Fevereiro • Quarta a Segunda – 10:00 h às 18:00 h
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) • Aos sábados a entrada é franca