Realizado no Museu das Favelas, o 1º Encontro Cultural da Euforie-se traz a cultura surda, literatura, saraus, oficinas temáticas e a entrega do Troféu Euforie-se 2025.
Promovendo diálogos, inclusão e a valorização da arte e da cultura surda no Brasil, o Museu das Favelas recebe no próximo dia 10, o 1º Encontro Cultural da Euforie-se. O espaço abre as suas portas para um dia inteiro dedicado à troca de experiências, integração e celebração da diversidade.
Com entrada gratuita, o encontro estimula intercâmbios sociais, artísticos e culturais em um espaço de identidade, pertencimento e resistência. Toda a programação será acessível e conduzida por uma equipe formada por pessoas surdas. Com interpretação em Libras e recursos visuais, o evento reforça a valorização da diversidade e a potência da cultura surda no Brasil.
– Continua Depois da Publicidade –
Cultura surda em evidência
Sob o tema Folclore Brasileiro Surdo, a edição recria lendas brasileiras adequadas ao universo surdo, sem descaracterizar a proposta original, mas construindo dois caminhos. Assim, a riqueza folclórica é apresentada em duas vertentes: a primeira com histórias adequadas, que permitem às pessoas surdas se reconhecerem como brasileiras e surdas; a segunda resgatando as versões originais, valorizando ambos os olhares.
Não se limitando apenas à tradução em Libras, mas reconstruindo todo um universo cultural adequado, as lendas do folclore ganham vida nas oficinas do evento, realizadas simultaneamente em quatro espaços.
As atividades iniciais, realizadas por ordem de chegada, estarão dispostas em corredores interativos que abrigam saraus, espaços abertos para criação de poesias visuais e interações divertidas com um mímico surdo que anima o ambiente.
Programação 1º Encontro Cultural da Euforie-se
Sala 1 – Estreia Folclore Brasileiro Surdo
O espaço será dedicado à exibição inédita de vídeos criados a partir do livreto Folclore Brasileiro Surdo, assinado coletivamente pela Euforie-se. Os filmes contam com tradução em Libras, legendas e recursos visuais de acessibilidade, ampliando a representatividade e a força da identidade surda.
Sala 2 – Espaço Kids
Um ambiente lúdico e criativo, onde a criançada participa de brincadeiras visuais, pinturas faciais e desenhos dos personagens surdos do folclore.
Sala 3 – Literatura Surda
Dedicada às narrativas e à criação coletiva, a sala promove bate-papos e rodas de conversa sobre personagens e histórias, incentivando a troca de ideias e o fortalecimento do pertencimento surdo.
Sala 4 – Abadá
Local da retirada oficial do Abadá para a ‘Festa Euforie-se’, com a possibilidade de customizar a peça em tempo real.
Várias atrações que valorizam a cultura surda
A programação acontece no hall do Museu a partir das 14:00 h, com performance da DJ Lenny, que apresenta um set vibrante e iluminação especial. Às 15:00 h, o coletivo Slam de Surdes comandará a batalha no palco, trazendo poetas surdos de diferentes intersecções sociais.
O coletivo Slam de Surdes e a Euforie-se apresentam artistas que vão concorrer ao Troféu Euforie-se 2025. Criada com exclusividade pelo artista surdo Silas Queiroz, a premiação reconhece a melhor performance apresentada durante o evento.
Encerrando as atividades, o 1º Encontro Cultural da Euforie-se apresentará o lançamento inédito do livreto Folclore Brasileiro Surdo.
Trazendo o primeiro Encontro Cultural para o Museu das Favelas, a Euforie-se se consolida como um marco exponencial da cultura surda em São Paulo, com planos de expansão para um festival nos próximos anos. Celebrando esse novo capítulo na trajetória da marca, Gabriel destaca que o encontro abre caminho para mais uma novidade em outubro: a realização da 4ª edição da Festa Euforie-se, no Carioca Club.
Informações 1º Encontro Cultural da Euforie-se
Local: Museu das Favelas – Largo Páteo do Colégio (SP)
Data: 10 Outubro – 10:00 h às 17:00 h
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca