Macbeth, ópera de Verdi, recebe uma linguagem contemporânea para explorar os limites da ambição, do poder e da tragédia humana.
O Theatro Municipal de São Paulo apresenta uma nova montagem da Ópera Macbeth, de Giuseppe Verdi, com direção cênica e cenografia de Elisa Ohtake e direção musical do maestro Roberto Minczuk. O espetáculo tem libreto de Francesco Maria Piave, inspirado na peça homônima de William Shakespeare.
A montagem tem a participação do Coro Lírico Municipal e da Orquestra Sinfônica Municipal. No elenco, Marigona Qerkezi e Olga Maslova se revezam no papel de Lady Macbeth. Craig Colclough e Douglas Hahn interpretam Macbeth. Savio Sperandio e Andrey Mira dão voz a Banquo e Giovanni Tristacci e Enrique Bravo se alternam como Macduff. O figurino é assinado por Gustavo Silvestre e Sônia Gomes, Roberto Alencar e Elisa Ohtake fazem a preparação corporal e o desenho de luz é de Aline Santini.
– Continua Depois da Publicidade –
Sinopse Ópera Macbeth
Inspirada na famosa tragédia de William Shakespeare, a ópera de Verdi narra a ascensão e queda de um dos casais mais sombrios da literatura. Ambientada na Escócia medieval, a história segue Macbeth, um valente e leal guerreiro, que, ao ouvir as profecias das bruxas, se vê seduzido pela ideia de conquistar o trono. Impulsionado pela ambição desmedida e pela manipulação de sua esposa, Lady Macbeth, ele assassina o Rei Duncan e assume o poder. No entanto, o medo do que vem em seguida corroe a mente de ambos e gera um ciclo de violência, paranoia e tragédia.
À medida que Macbeth se aprofunda no caminho da tirania, Lady Macbeth sucumbe à loucura, atormentada pela visão do sangue que não pode limpar de suas mãos. A luta pelo poder se torna uma batalha contra os próprios demônios internos, enquanto Macbeth se vê cercado por forças sobrenaturais e por inimigos cada vez mais próximos. A ópera explora os limites da ambição humana, o preço do poder e a fragilidade da moralidade, tudo embalado pela música de Verdi, cujas passagens de grande intensidade dramática acompanham a descida dos protagonistas ao abismo.
Ficha Técnica Ópera Macbeth
Direção Musical: Roberto Minczuk
Direção Cênica e Cenografia: Elisa Ohtake
Regente do Coro Lírico Municipal: Hernán Sánchez Arteaga
Design de Luz: Aline Santini
Figurino: Gustavo Silvestre e Sônia Gomes
Preparação Corporal: Roberto Alencar e Elisa Ohtake
Assistente de Direção Cênica: Ronaldo Zero
Elenco da Ópera
Lady Macbeth: Marigona Merkezi e Olga Maslova
Macbeth: Craig Colclough e Douglas Hahn
Banquo: Savio Sperandio e Andrey Mira
Macduff: Giovanni Tristacci e Enrique Bravo
Lady-in-waiting: Isabella Luchi
Malcolm: Mar Oliveira
Assassino, Arauto e Criado de Macbeth: Julián Lisnichuk
Médico: Rogério Nunes
Alessandro Gismano
Graziela Sanchez
Cauê Souza Santos
– Continua Depois da Publicidade –
Informações Ópera Macbeth
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Data: 31 de Outubro – 20:00 h • 1 de Novembro – 17:00 h • 4, 5, 7 de Novembro – 20:00 h •
8 e 9 de Novembro – 17:00 h
Duração: 180 minutos
Classificação Indicativa: 10 anos
Ingresso: Compre Aqui
