TOP 10 CULTURAL

10 livros essenciais de Luis Fernando Veríssimo

Luis Fernando Veríssimo foi escritor, colunista, cartunista, roteirista, saxofonista e um companheiro de várias gerações de brasileiros.

Perdemos Luis Fernando Veríssimo um dos maiores nomes da arte escrita e da caricatura brasileira, depois de intensa luta contra uma pneumonia.

Veríssimo nasceu em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre. Filho do grande escritor Érico Veríssimo, seguiu os passos do pai na arte literária. Foi um artista profícuo e publicou dezenas de livros, crônicas e contos que encantavam o público brasileiro. Iniciou como jornalista no departamento de arte da Editora Globo. Foi também saxofonista do Renato e seu Sexteto.

Dentre suas obras mais apreciadas está O Analista de Bagé, um psicólogo radical, adepto do joelhaço. Chegou a virar espetáculo teatral, estrelado pelo também saudoso Claudio Cunha. Em peça no Teatro Goiânia, no início da década de 80 e a adaptação foi impecável.

Luís também era cartunista, e criou personagens inesquecíveis, como As Cobras. Essas tirinhas discutiam filosofia, política e sociologia de forma tão sutil e isso passava tranquilamente pela censura da época. Outra personagem indelével em nossa memória era a Velhinha de Taubaté, a última pessoa que acreditava no Governo Figueiredo.

Ao longo de sua carreira, publicou mais de 60 livros com crônicas, contos, romances, literatura infantil e sátiras políticas. O escritor tinha uma amplo reconhecimento popular e sua obra teve traduções para diversos idiomas.

Veja nossa dica com 10 livros de Luis Fernando Veríssimo

O BSB Art está cadastrado na Amazon e nossos links de compra são seguros e com descontos

1

Ed Mort

De língua afiada, coração mole e sempre sem um tostão no bolso, saiu das páginas dos livros, virou filme e, mais recentemente, minissérie para a televisão no canal Multishow, com Fernando Caruso no papel do detetive trapalhão ED Mort.

2

Ironias do tempo

Faz tempo que Luis Fernando Verissimo registra em suas crônicas nos jornais toda a poesia, graça e lógica dos principais eventos do Brasil e do mundo e várias estão reunidas nesse livro.

3

As Cobras

O escritor Luis Fernando Verissimo pode ficar muitas horas por dia debruçado na sua prancheta, em sua casa em Porto Alegre e assim nasceram as Cobras, nos anos 70, para delírio nosso.

4

As mentiras que as mulheres contam

Tudo começa com a mãe, com o "Olha o aviãozinho!" à mesa do almoço. É a mentira inaugural, que vai se desdobrando em outras ao longo da vida.

5

As mentiras que os homens contam

Luis Fernando Verissimo, este observador bem-humorado do cotidiano brasileiro, reúne em As mentiras que os homens contam um repertório divertido de histórias tão indispensáveis.

6

O melhor das comédias da vida privada

eneroso, irônico, cúmplice, Veríssimo sabe como ninguém transformar em riso as sutis tiranias, as infidelidades, as paixões fulminantes e os ódios mortais nesse livro.

7

Banquete com os deuses

Em Banquete com os deuses, o escritor gaúcho divide com o leitor 73 crônicas divertidas, ternas e peculiares sobre sua relação com a arte e a cultura.

8

O Jardim do Diabo

Publicado em 1988, O Jardim do Diabo é o primeiro romance do autor e também a primeira narrativa longa de ficção lançada por Luis Fernando Veríssimo.

9

Todas as Histórias do Analista de Bagé

Psicanalista da linha freudiano barbaridade é acusado de ser grosseiro e machista, assim é o Analista de Bagé, um dos personagens mais marcantes de Luis Fernando Verissimo

10

Sexo na Cabeça

Pode ser no quarto, no banheiro, no escritório, no elevador, na cozinha, na piscina ou, dependendo da imaginação do leitor, em locais menos óbvios e mais excitantes. Sexo na Cabeça é uma seleção das melhores histórias de Luis Fernando Verissimo sobre o assunto.

Cristovam Freitas

No Site SP Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE