TOP 10 CULTURAL
10 livros essenciais de Luis Fernando Veríssimo
Luis Fernando Veríssimo foi escritor, colunista, cartunista, roteirista, saxofonista e um companheiro de várias gerações de brasileiros.
Perdemos Luis Fernando Veríssimo um dos maiores nomes da arte escrita e da caricatura brasileira, depois de intensa luta contra uma pneumonia.
Veríssimo nasceu em 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre. Filho do grande escritor Érico Veríssimo, seguiu os passos do pai na arte literária. Foi um artista profícuo e publicou dezenas de livros, crônicas e contos que encantavam o público brasileiro. Iniciou como jornalista no departamento de arte da Editora Globo. Foi também saxofonista do Renato e seu Sexteto.
Dentre suas obras mais apreciadas está O Analista de Bagé, um psicólogo radical, adepto do joelhaço. Chegou a virar espetáculo teatral, estrelado pelo também saudoso Claudio Cunha. Em peça no Teatro Goiânia, no início da década de 80 e a adaptação foi impecável.
Luís também era cartunista, e criou personagens inesquecíveis, como As Cobras. Essas tirinhas discutiam filosofia, política e sociologia de forma tão sutil e isso passava tranquilamente pela censura da época. Outra personagem indelével em nossa memória era a Velhinha de Taubaté, a última pessoa que acreditava no Governo Figueiredo.
Ao longo de sua carreira, publicou mais de 60 livros com crônicas, contos, romances, literatura infantil e sátiras políticas. O escritor tinha uma amplo reconhecimento popular e sua obra teve traduções para diversos idiomas.
Veja nossa dica com 10 livros de Luis Fernando Veríssimo
O BSB Art está cadastrado na Amazon e nossos links de compra são seguros e com descontos