CULTURA E LAZER

Balé da Cidade de São Paulo reapresenta BIOGLOMERATA e Fôlego

Local:

Theatro Municipal de São Paulo

Data:

14/08 - 20:00 h

a

17/08 - 17:00 h

Orquestra Sinfônica Municipal, Sob Direção do Maestro Alessandro Sangiorgi

A terceira temporada do Balé da Cidade de São Paulo revisita duas obras de sucesso, BIOGLOMERATA e Fôlego, com trilha original.

Para Alejandro Ahmed, diretor do Balé da Cidade de São Paulo, no projeto artístico da Companhia as remontagens marcam uma prática de continuidade e expansão dos modos de fazer e de compreender o repertório. Remontar Fôlego e BIOGLOMERATA abre a oportunidade de revisar seus parâmetros de existência. Ao mesmo tempo, aprofunda os fundamentos estruturais de cada uma das obras, tanto do ponto de vista ético quanto estético.

BIOGLOMERATA, de Cristian Duarte

A obra terá participação da Orquestra Sinfônica Municipal, sob a batuta de Alessandro Sangiorgi, com adaptações musicais de Tom Monteiro e Carlos Bauzys. Cristian Duarte assina a coreografia, direção e espaço cênico. Aline Bonamin é a assistente de coreografia, Tom Monteiro compôs trilha original para orquestra e theremin. Carlos Bazuys responde pela orquestração, André Boll pelo desenho de luz e Diego Dac pela produção cenográfica.

Uma das mudanças para essa nova montagem foi o aumento do número de bailarinos. Duarte explica que o desafio de trabalhar mais corpos no mesmo espaço e a riqueza que cada repertório individual acrescenta à coreografia.

“Os corpos dos bailarinos funcionam como forças dinâmicas, criando configurações transitórias que envolvem a percepção contínua do público. O músico Tom Monteiro, utilizando o theremin, um dos primeiros instrumentos eletrônicos inventados e um dos poucos que pode ser tocado sem contato físico direto, estabelece também uma ética do trabalho: quando o que não se vê se torna matéria indispensável para o movimento”, explica.

Fôlego, de Rafaela Sahyoun

Fôlego foi indicada ao Prêmio APCA Dança 2022 na categoria Espetáculo. Inês Galrão é a assistente de criação, Yantó cuida da trilha original, produção musical e montagem sonora, que inclui trechos de The Field (Axel Willner), Karina Mondini é a figurinista e Aline Santini responde pelo desenho de luz. A proposta da peça incentiva a exploração da condição dos indivíduos como sujeitos sociais. Além disso, oferece uma experiência relacional alternante entre proximidade e distância. Isso ressoa e se transforma, falha, se desintegra e se renova.

Na criação de Sahyoun, a trilha sonora também é revisitada a partir da produção de Yantó. Na montagem original de Fôlego, a trilha foi construída a partir de loops de trechos de três faixas do The Field, projeto de Axel Willner. Este compositor é conhecido por criar paisagens eletrônicas minimalistas, repetitivas e hipnóticas.

“Fôlego é contágio, negociação de desejos, assimilação. Um inesgotável influxo oscilatório de acontecimentos hipnóticos de afetos. Tentativas constantes de narrativas coexistirem. O pulso na obra atua como sustentáculo: urdido por intensidades em transformação gradual. O coletivo se compõe no acontecimento latente, entre aproximações e distâncias, reverbera na insistência em escapar da imobilidade que mora na individualidade. Numa dramaturgia de força propulsora, fôlego evoca o erotismo de se estar vivo”, afirma Rafaela.

Ficha Técnica BIOGLOMERATA

Coreografia, Direção e Espaço Cênico: Cristian Duarte
Assistente de Coreografia: Aline Bonamin
Trilha Sonora: Tom Monteiro
Orquestração: Carlos Bauzys
Regência: Alessandro Sangiorgi

Ficha Técnica Fôlego

Concepção e Coreografia: Rafaela Sahyoun
Assistente de Criação: Inês Galrão
Trilha Sonora Original e Montagem: Yantó
Figurino: Karina Mondini
Desenho de Luz: Aline Santini

Informações BIOGLOMERATA e Fôlego

Local: Theatro Municipal de São Paulo
Data: 14 a 17 de Agosto • Quinta e Sexta – 20:00 h • Sábado e Domingo – 17:00 h
Mais Informações: Clique Aqui

Cristovam Freitas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Site SP Art você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE