A queda da leitura revelada pela Retratos da Leitura vai para o centro do debate sobre os desafios para a formação de leitores reflexivos.
O debate sobre a queda na leitura de livros ganha espaço em universidades, eventos e na mídia. Enquanto os conteúdos virais das redes sociais disputam a atenção dos brasileiros e roubam o tempo dos livros. Isso amplia o desafio encarado por alguns dos especialistas. Por isso eles têm desenvolvido estudos sobre a formação de leitores e defendido a importância de garantir o direito à leitura.
As questões mais prementes são: quem forma o leitor hoje? o livro, o mediador, o influenciador ou a realidade representada nas telas? Este será um dos debates mais aguardados do encontro. Isto porque ele coloca em pauta algumas questões prementes. Se a leitura nas telas, a hiperconectividade, a plataformização das leituras e a IA podem comprometer o desenvolvimento cognitivo e a construção do pensamento crítico e reflexivo.
“Quem forma o leitor hoje? o livro, o mediador, o influenciador ou a realidade representada nas telas?”
– Continua Depois da Publicidade –
Aprofundamento do debate sobre leitura
Para aprofundar esse debate e alimentar as conexões para enfrentar o desafio – o Instituto Pró-Livro realiza, no dia 9 de dezembro, no Itaú Cultural, o Seminário Retratos da Leitura no Brasil. Participam do debate: Ana Herthal, Eduardo Saron, Luiz Fernando Martins de Lima e Tatiany Leite, criadora do Vá Ler um Livro e uma ponte direta com os jovens leitores, será a mediadora.
Os caminhos que conduzem a leitura novamente para um ato de prazer e não de obrigação e de múltiplas descobertas serão debatidos. Este debate será entre as professoras Idmea Semeghini, Teresa Aliperti e Eliana Yunes. Elas defenderão a formação leitora desde a primeira infância. A mediação será de Maria Mortatti.
A importância das bibliotecas
Em outro painel, a conversa percorrerá a ressignificação das bibliotecas. Além disso, como as bibliotecas comunitárias e outros territórios de leitura estão promovendo a transformação de vidas e de comunidades por meio da leitura. Esse é o tema do debate entre Bel Mayer, Jorge do Prado e Márcia Cavalcante. Para esses, a mediadora é Dolores Prades
– Continua Depois da Publicidade –
Informações Seminário Retratos da Leitura
Local: Itaú Cultural – Av. Paulista
Data: 9 de Dezembro – 8:30 h às 17:00 h
Transmissão pelo Youtube: Clique Aqui