O NaLata Festival acontece simultaneamente no Brasil e na Holanda e a edição brasileira tem a presença inédita dos artistas internacionais Hera, INO e Laurence Vallières.
A cidade de São Paulo está recebendo a sexta edição do NaLata Festival, evento que celebra a arte, ressignifica o espaço público e democratiza o acesso à cultura. Neste ano, o festival acontece na capital paulista e em Amsterdã, na Holanda, com a exposição Brazilian Soul, no STRAAT Museum, museu de arte de rua e grafite holandês.
Luan Cardoso, curador e idealizador do NaLata, falou sobre o festival: “nosso foco é celebrar a arte e todo potencial do seu impacto estético e social. O NaLata tem como objetivo salientar o valor das mais variadas vertentes artísticas: ocupamos a rua com intervenções artísticas e, ao mesmo tempo, temos na Casa NaLata um espaço onde podemos mostrar melhor a proposta curatorial desta edição”.
– Continua Depois da Publicidade –
O NaLata Festival leva o museu para as ruas
Nesta edição, o NaLata apresenta quatro empenas assinadas por artistas como o grego INO, que chega ao Brasil com apoio do Consulado Geral Grego. Além dele, a alemã Hera, a estadunidense Rowan Bathurst e o brasileiro No Martins. O NaLata Festival marca também a primeira passagem da artista canadense Laurence, a americana Rowan e o artista grego INO em São Paulo.
As empenas se localizam em prédios em Pinheiros, bairro onde fica a Casa NaLata, o epicentro do festival. Esse local recebe instalações, esculturas, pinturas, fotografias e infláveis de autoria de artistas nacionais e internacionais. O objetivo é oferecer uma experiência imersiva que aproxima o público da arte de rua e estimula afetos, sensibilidade e a transformação pela crítica.

Obras da artista alemã Hera, exposta na Casa NaLata
Com obras de 19 artistas, a Casa NaLata provoca um contato diferente com a arte de rua, seus conceitos e experimentações, que permite maior apreciação e reflexão. Com a possibilidade de acessar as criações tanto no espaço público quanto em local próprio, o NaLata Festival proporciona diferentes perspectivas e abarca a pluralidade da arte urbana.
O coletivo alemão Numen/For Use, que assina uma obra interativa feita com fita adesiva e a canadense Laurence Vallières, expõe no Brasil pela primeira vez. A chilena Jocelyn Burgos também terá um de seus murais expostos na Casa NaLata. Além dela, o artista multimídia e muralista Alexandre Orion tem presença confirmada na sexta edição do festival.
Desde 2020, sua primeira edição, o NaLata já apresentou mais de 65 artistas nacionais e internacionais, como Obey Giant, Arlin Graff, Alex Senna, Douze Green, Evol, Jason Peterson, Karine Guerra e Verena Smit. Esse artistas utilizaram mais de 11 mil litros de tinta ao longo de 13 quilômetros quadrados de pinturas, além de promoverem workshops, conversas e shows.
– Continua Depois da Publicidade –
Informações NaLata Festival
Local: Casa NaLata • Rua Cardeal Arcoverde – 2878
Data: Até 8 de Novembro – 20:00 h
Ingresso: Entrada Gratuita